A pressa de Incorporar e suas consequências.

consciencia-cosmicaO tema que estarei abordando é uma das maiores dificuldades encontradas dentro dos terreiros, e muitas vezes não começa ali no iniciar dentro da gira, começou bem antes quando aquele médium ainda era um consulente. Muitas pessoas quando entram num terreiro, ficam encantadas, acham aquilo tudo muito magico, acham tudo lindo, e com o tempo começam a querer fazer parte daquilo tudo, não se contentam mais em ser apenas consulentes, sentem como um chamamento, mas tem um porém, qualquer dirigente no mínimo responsável sabe perfeitamente que o ingressar dentro de um terreiro é algo de suma responsabilidade, comprometimento e seriedade, ali não é um brinquedo de um parque de diversão onde a pessoa quer passar umas horas e brincar e quando cansar largar, e que essa empolgação pode ser algo passageiro. Quando  ocorre o despertar consciencial de uma pessoa não tem volta, é como uma casca de ovo que se quebra, aquela pessoa foi tocada pelo espiritual. Infelizmente algumas pessoas pensam apenas impulsivamente sobre o assunto, na euforia do momento, e querem que por que querem estar dentro da gira, é onde começa o primeiro sintoma da tal complicada pressa.

Já na assistência, notamos mudanças com essa pessoa, a qual não pode sentir um arrepio se quer, que lá está ela passando mal, acreditem muitos casos “esse passar mal” é pura sugestão no intuito do guia chefe ou mesmo dirigente fazer o tal esperado convite  “… você quer entrar para a corrente…”, uma coisa que é muito notado é que quando esse chamamento está ocorrendo de fato vindo pelo espiritual, o médium sente automaticamente o peso da responsabilidade, e ele teme, não corresponder, mas passando por esse estágio de descoberta, nesse momento começa a euforia, a empolgação, uma ansiedade enorme de criar borboletas no estomago, é gostoso de se ver, mas em alguns casos infelizmente para alguns médiuns não irá passar de uma chuva de verão.

Após entrar…

f848bb57fbfa073bb5a882adf9e3d1a6O Médium quando já do uso da sua roupa branca, ele começa a observar toda a rotina da casa, seus deveres e direitos, pela qual escolheu, quando da escolha de uma casa correta e bem dirigida, ele vai observar que existe toda uma disciplina na parte do desenvolvimento mediúnico, e ele começa a perceber algumas entrelinhas, dentre algumas, que não basta ele colocar branco, para “incorporar” acoplar espiritualmente com seu guia, que não é tão fácil assim, como ele havia pensado.

Em outras situações ele se frustra porque percebe que alguns médiuns estão tendo mais facilidade de incorporar que ele. Ele por sua vez começa a ouvir conversas nos bastidores, “… há levei no máximo 3 giras para incorporar com meu preto velho, eu levei também coisa de dias…”, e ele já está no terreiro já algum tempo, e só sente vibrações. E ali começa a se comparar, se achando o pior dos piores dentro da corrente. ISSO NÃO PODE ACONTECER.

O trabalho mediúnico e espiritual na Umbanda não se limita a apenas a incorporar um guia.

Logo após essas observações, lá vem a tão famigerada PRESSA, e com ela a FRUSTRAÇÃO, o médium começa a perceber, que não era tão simples assim,  e começa a questionar, porque eu não consigo incorporar?

O médium iniciante, primeiramente ele tem que ser o máximo verdadeiro e sincero possível, precisa confiar no seu dirigente, nos guias chefes do terreiro, os quais estarão ali para assessorar no que for possível, precisa haver sempre uma conversa franca, consciente, onde o médium tem que ter o espaço para falar de suas sensações e medos para que as mesmas sejam explicadas e orientadas. O médium quando do processo de acoplamento espiritual, tem que haver uma entrega, uma confiança para aquele guia que quer se manifestar, o médium ele deve entender que ele é um instrumento, e confiar na direção dos guias chefes da casa os quais estarão conduzindo bem de perto todo processo e caso ocorra algo errado estarão ali também para consertar e direcionar o que for preciso. Sem esse desprendimento, confiança, o médium não irá conseguir fazer a entrega necessária. O medo de errar, muitas vezes inibe a chance de acertar, então não tenham medo de errar, porque errando vocês estarão aprendendo. Evitem de falar sobre suas duvidas mediúnicas e espirituais com médiuns dentro do terreiro que lhes faltem a licença e conhecimento para isso. Uma má orientação pode ser devastadora na mente de um médium iniciante. Lembre-se CONFIANÇA, faltou a mesma, talvez a casa e o dirigente não sejam para você. Infelizmente é bem assim.

Pois é pessoal, primeiramente devemos frisar que dentro de uma casa espiritual, o carro chefe são os médiuns de incorporação, mas a grande questão é que há outros dons mediúnicos, que muitas vezes vem agregados com o de incorporação mas isso não é uma regra, alguns médiuns NUNCA incorporação nas suas vidas, muitos serão auditivos, videntes, clarividentes, olfativos, dons esses extremamente necessários dentro de uma casa espiritual, mas não serão de incorporação.

Quando o médium por ventura descobre sobre esse fato, ele fica meio que perturbado, ele queria muito aquilo, muitas vezes até por falta de orientação, fica decepcionado porque ele acha dentro da sua cabeça, que teria importância apenas se fosse de incorporação, e isso não é verdade. O que seria de nossos terreiros se não fosse nossos amados  CAMBONOS, médiuns extremamente necessários, braços direito e esquerdo de qualquer dirigente e guia chefe de um terreiro, vejam bem estou falando de cambonos que realmente nunca irão incorporar, mas que são colunas energéticas essenciais dentro de qualquer casa. Mas muitas vezes o médium simplesmente não quer entender, acaba irritado e por ventura sai daquela casa que o acompanhou e pensa “… essa casa é que não prestava…”, interessante, mas há controversas, muitas vezes esse médium vai para outra casa, pode ocorrer que na outra realmente faltou algo a mais, ou simplesmente não era o lugar dele, pode acontecer é claro, mas muitas vezes ele pode  ter a infelicidade de cair na mão de um péssimo dirigente, onde por ele será  orientado de erradas formas e por ventura, ele irá começar a se auto sugestionar. Vou dar um exemplo:

A pressa muitas vezes, não é só oriunda da expectativa de um médium, muitas vezes ela vem pela mão do próprio dirigente o qual deveria combatê-la, daqueles que ficam rodando… rodando.. rodando.. sem parar seus médiuns, tipo pião, ou vai ou racha, o cidadão pensa “… vou colocar um guia nesse menino seja por bem ou por mal…”, e como isso judia, só quem já passou, ou viu de perto sabe como é danoso esses extremos. Muitas vezes o médium, por não querer mais passar por aquilo, muitas vezes ele se auto sugestiona, infelizmente finge estar com o guia, para que aquele sofrimento acabe, médiuns assim ficam extremamente anímicos, uns realmente acreditam estar incorporados, outros por outro lado, não sentem nada de irradiação e fluidificação espiritual e fingem, mistificação, esse é um dos piores erros que um médium pode cometer. E deixo uma questão no ar, e você dirigente quer médiuns sugestionados ou realmente acoplados com seus guias?

frisando que a técnica de girar o médium bem conduzida é muito pertinente em alguns casos, mas frisando quando bem conduzida, e não fazendo do médium um pião desgovernado.

Um médium sugestionado, é visível que a algo errado com ele, as pessoas começam a notar que está ali o médium e não o guia, na realidade ele acaba passando por algumas situações onde ele mesmo se perde. Um médium nesse ponto, deve ser muito bem orientado, direcionado, doutrinado, muitas vezes quando vindo de maus costumes de outras casas deverá recomeçar pelo seu próprio bem. Muitos médiuns quando só fluidificados pelo guia já acham que estão incorporados e acabam que acelerando o processo de incorporação, deixando o guia em segundo plano.

Médiuns aprendam uma coisa, não existe comparação de um médium para com o outro, cada médium traz consigo sua trajetória, sua missão, é totalmente equivocado e errado se auto comparar com a trajetória de um outro médium. Os médiuns dentro do terreiro são peças únicas, com vivências e trajetórias próprias.

Cada médium tem seu tempo para realizar seu acoplamento espiritual, há médiuns que levaram dias, outros meses, e outros anos.

Sabe aquele ditado que diz: “… a pressa é a inimiga da perfeição…”

O que adianta ter pressa, dar ali um estremecimento com o corpo em segundos, se o guia ainda tá mais de 4 metros de distância (só um comparativo do que acontece) e o médium já está no terreiro incorporado,  todo mundo olha e vê ali o médium e não o guia, não tem a autenticidade a veracidade do guia. Tem médiuns que incorporam rápido, sim claro, mas você sente o guia ali, eu conheci um médium que incorporava muito rápido, mas em segundos ele se transformava a olhos vistos, você via ali a presença autentica do guia.

ac28a43f6f72d3f0d294519e6a3cba95Não importa a forma e sim o conteúdo dessa manifestação, cada médium tem uma forma especifica de realizar o acoplamento, o importante é que ali esteja o guia e não o médium. Uma das primeiras lições que tive é que INCORPORAÇÃO, é o médium deixar de ser ele mesmo, ele cede o papel principal para seu guia, sua entidade. Quando o médium sente mais ele que o guia tem algo errado.  E vejam bem, isso não tem nada haver com mediunidade consciente, semi-inconsciente, ou inconsciente. Porque já conheci médiuns conscientes excelentes, e por outro lado médiuns que se diziam inconscientes mistificadores natos. Trágico.

Ai pergunto, o que vale incorporar com tanta pressa, se aquela incorporação não passa confiança, seriedade e autenticidade.

Uma outra questão, muito falada de forma errada, muitas pessoas falam para o médium se ele não incorporar rápido, o guia vai abandonar o médium. Pessoal, a ligação é de lá de cima para baixo, o guia conseguirá incorporar quando esse médium estiver seguro e preparado para isso. Agora vejam bem, se o médium fica sendo pressionado, coagido, se é imposto medo a ele, ELE NUNCA VAI CONSEGUIR INCORPORAR NADA, A NÃO SER ELE MESMO dependendo da forçação de barra diga-se de passagem. E infelizmente essa falta de conhecimento está vindo de dirigentes, não somente dos médiuns.

GUIA NÃO ABANDONA MÉDIUM E PONTO FINAL. Um guia tem uma missão especifica com cada pupilo, ele independente da dificuldade de um médium X, ele jamais irá abandoná-lo por outro, porque ele como guia tem outros médiuns em vários estágios de desenvolvimento, ele é o professor o médium seu aluno. Então não existe essa pressão psicológica de dizer, “… se você ficar bloqueando seu guia, ele vai te largar…”, pura falta de conhecimento. A única coisa que provoca um afastamento de um guia, e a falta de compostura, índole, seriedade, caridade e bondade de seu médium, um guia idôneo não se compraz no mal e nem na maldade, questão de sintonia, mas caso esse médium se volte a luz novamente eles estarão ali para o receber, mas mesmo assim sempre mandaram sinais para que ele retome ao bom caminho. Mas jamais irá se afastar de seu médium num processo de aprendizagem e despertar consciencial.

Uma questão referente a incorporação que muitas vezes passa desapercebida, é que tem casos que o médium irá sentir o fluido da energia do guia, ao ponto de causar efeitos em sua matéria mas que nunca irá chegar em uma incorporação plena, o médium ele como um catalizador, ele absorve aquela energia para depois doar a quem está em volta. Um outro caso que pode ocorrer é que um médium ele pode ser instrumento de um guia, no caso de um acoplamento espiritual, uma única vez na vida por um determinado propósito e nunca mais incorporar com um guia, muitas vezes esse tipo de trabalho espiritual e incorporação é possível porque o médium se encontra a sua volta com outros médiuns e guias, o qual o magnetismo espiritual desses médiuns e guias faz com que ocorra a manifestação.

O desenvolvimento espiritual, digo desenvolvimento por ser uma forma de melhor entendimento e que já virou que costume o uso do termo, mediunidade não se desenvolve ela se desperta, é o despertar consciencial do médium, é algo muito complexo, sério, deve ser feito com muita responsabilidade, e JAMAIS COM PRESSA.

A gente vê certas falhas muito complexas dentro de um terreiro, de um lado médiuns afoitos, apressados e ansiosos, de outro dirigentes os quais parece que acham que ver seus médiuns incorporados ali é questão de status e ibope a sua casa, não priorizando a qualidade mediúnica necessária para um bom atendimento espiritual, ali exposta, está se perdendo o comprometimento e seriedade que esse despertar exige, isso não é brincadeira, não é uma pista de corrida, que quem ganha é quem incorpora primeiro, ou diria mais rápido, estão brincando de serem médiuns. O lidar com a espiritualidade exige-se respeito, ela é tudo menos uma brincadeira.

Uma das grandes dificuldades tanto dos dirigentes quando dos próprios guias e mentores é lidar com a teimosia de médiuns que não sabem ouvir, e aplicar determinadas orientações, tudo tem que ser no tempo deles e não é assim, a ligação é de lá de cima para baixo, não tem como mudar isso e caso a pressa e a teimosia insistam, fatalmente nos deparamos com médiuns literalmente na mão,  o tal  “borococho” o guia tá ali léguas de distância e o médium se passando por ele. E sabe o que é mais triste? é quando esse médium faz um papelão dentro do terreiro, mesmo depois de ser orientado, ele insiste em brincar de dar espírito. Fatalmente esse médium fica desacreditado e envergonhado.

Alguns médiuns deveriam aprender o valor do silêncio, e ficarem com suas boquinhas fechadas de quando não saberem das minucias sobre um determinado assunto, principalmente no que condiz a ESPIRITUALIDADE E MEDIUNIDADE se limitarem a aprenderem e não quererem ensinar o que não sabem nem para eles.

Cansei de ver médiuns, debochando de outros porque eles “supostamente” estavam incorporando, enquanto o irmão do lado só estava na fase do bambear. Só que lhes afirmo, vi muito médium que ninguém dava nada por ele, se manifestarem com guias e mentores com uma sabedoria milenar, é o tal julgar o conteúdo pelo frasco.

Médiuns determinadas orientações devem ser dadas por aqueles que tem competência para isso, cuidado, uma má orientação pode fazer com que se perca um médium promissor, que teria muito a oferecer, mas que por frustração ou por não se achar capaz, achou melhor abandonar tudo. Olha a responsabilidade e o peso de desviar um médium do seu caminho.

Tenham pressa na vontade de aprender, de colaborar com a casa, de ouvir. Pressa de incorporar é bobagem não importa se a sua primeira manifestação irá vir quando você menos esperar depois de anos, o que importa que aquela INCORPORAÇÃO SEJA VERDADEIRA.

E tomem muito cuidado com a fantasia, muitos de nossos guias, mentores e entidades foram pessoas simples e humildes, cuidado com essa onda de realeza, tem muito rei que não precisa de coroa e muito plebeu exigindo a mesma. Lembrem-se estamos falando de guias sérios de entidades espirituais comprometidas com a verdade. Certas realezas por mais que eles tem, não necessariamente são exploradas ou mostradas.

Espero que com essas orientações, abra reflexões a respeito, para que sejamos os médiuns necessários que nossos guias esperam de nós.

Que Oxossi nos traga sabedoria.

Cristina Alves

Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira

38 comentários Adicione o seu

  1. odete disse:

    Ótimo esclarecimento !!!

    Curtir

    1. MRyse disse:

      😘 #gratidao

      Curtido por 1 pessoa

  2. EVALDO DE FIGUEIREDO disse:

    gostei, realmente eu como dirigente de tenda de umbanda, tenho observado essas pressas em se incorporar sem estar fluido de energia de algum guia…….essas palavras acima sempre passo para os iniciantes, e tem dado certo……vamos primeiro estudar as doutrinas da casa depois começar a girar com consciencia e dar a cabeça quando realmente estiver em harmonia com seu guia….com a energia do guia.

    Curtir

  3. Sandra disse:

    PERFEITO !!!

    Curtir

  4. Sandra Adolar disse:

    PERFEITO !!! Parabéns !!!

    Curtir

  5. deisy dutra disse:

    adorei, parabéns perfeito!

    Curtir

  6. Flávia Cardoso disse:

    Perfeito!!!

    Curtir

  7. Julio Gomes disse:

    Muito Útil e Esclarecedor , bem explicado em linguagem simples e cativante, parabéns.

    Curtir

  8. Josenildo disse:

    Perfeito, bom se todos fossem assim!!!

    Curtir

  9. Boa noite. Tenho uma filha de 23 anos que começou a ir num terreiro onde foi bastante pressionada para começar a trabalhar. Achei muito rápido mas ela estava hipnotizada e ouvia deles que era sua missão. Começou a receber mas não se sentia bem com tudo o que acontecia lá. Depois de um tempo resolveu sair de lá mas agora ela diz que os guias dela ficam cobrando que ela vá trabalhar no terreiro, que é missão dela, dando “conselhos” pra ela fazer algo, insistindo mesmo. Ela está deprimida e cansada com tanta pressão e cobrança; Eu penso que isso não está certo. A missão de cada um tem que respeitar o tempo de cada um, não é?

    Curtir

    1. Olá Cintia, desde já entendo perfeitamente a sua preocupação, o despertar consciencial é algo muito sério, se ela for uma médium ostensiva, te aconselho a procurar uma casa séria que possa estar realizando com ela um trabalho doutrinário de uma forma saudável e séria. Vou te passar meu facebook e fique a vontade terei o maior prazer em te dar um direcionamento mais detalhado:https://www.facebook.com/cristina.alves.9085. Obrigada por ter participado de nosso blog. Fique em paz. abraços.

      Curtir

  10. Edson Silva disse:

    Boa tarde, muito esclarecedor suas palavras, sofro de ansiedade, estou há 4 anos na gira e ainda não incorporei, sinto irradiações, tontura, calor da energia dos meus orixás, mas ainda não passou disso.. fico meio frustrado, mas também entendo que por minha mãe de santo ser idosa e trabalhar 1 vez em média por mês, venha à retardar ainda mais minha incorporação. O que eu poderia fazer para auxiliar meu desenvolvimento?

    Curtir

    1. Irmão Edson me procura no meu face pode ser, é melhor estar conversando lá ai te oriento de acordo, porque tenho que saber alguns pormenores ok. Esse é meu face: https://www.facebook.com/cristina.alves.9085

      Curtir

  11. astrocura disse:

    Sábias palavras!

    Curtido por 1 pessoa

  12. Bom dia Cristina , me tire uma duvida… Porque tem médiuns que incorporam todos os orixás e outros médiuns não…

    Curtido por 1 pessoa

    1. Vamos com calma, Orixá não incorpora em ninguém pelo simples fato de que não aguentaríamos tamanha potência energética, na Umbanda se trabalha com os falangeiros do Orixá, cada médium em sua seara tem sua missão e trajetória mediúnica, não se deve comparar um médium com outro, uns podem acoplar com seus guias em meses, em dias e outros levarem mais tempo até anos.

      Curtir

      1. Obrigado pela a resposta. Então qual seria a palavra correta …. No centro que frequento tem uma amiga que tem uns 5 meses de corrente e já receber as “vibrações” de todos os orixás. desculpa não sei que no dá… Enquanto tem outros que já velho de casa e não sente todas as vibrações…

        Curtir

      2. Na Umbanda é falangeiros, ai vc tem que verificar com seu dirigente, e tirar essas duvidas referentes a doutrina de seu terreiro.

        Curtir

      3. Maria Ferreira disse:

        Ok! obrigada. 🤗

        Curtir

  13. Ariana disse:

    Adorei o texto a umbanda pra mim é algo lindo prestar caridade as pessoas me orgulho muito da minha religião

    Curtido por 1 pessoa

  14. Regina sa disse:

    Excelente esclarecimento!

    Curtido por 1 pessoa

  15. Ana Paula disse:

    Maravilhoso texto!

    Curtido por 1 pessoa

  16. Paulo sergio disse:

    Excelente esclarecimento! Uma leitura extremamente importante!

    Curtido por 1 pessoa

  17. Lucas Ribeiro disse:

    Éxcelente Orientaoçaõ Para Mim Que Sou Iniciante Eu Agradeço Muito Pelas Doutrinas Que Foram Dadas Aqui Levarei Comigo Como Um Grande Exemplo Do Desenvolvimento e Da Mediunidade.

    Curtido por 1 pessoa

  18. Rosa Cabocla de Paula disse:

    Sábias palavras

    Curtido por 1 pessoa

  19. boa conversa , bom ensinamento tudo que li ja vivi e ouvi tanto hoje uma solitária aprendiz, leio pesquiso tiro que é bom e deixo o que não conheço para pesquisar e entender seu blog é uma benção hoje acredito muito em Deus pai maior mas quero entender do católico ,Evangélico a umbanda a kardecismo hoje aprendiz sem saber como começar minha nova escolaridade espiritual. Motivo muitas coisas ocorrido na minha vida de uma coisa tenho certeza samos eterno, Deus ele existe na casa de meu pai á muitas morada vou preparar esta frase não foi brinquedo foi uma verdade . Tanto que nas minhas andadas descobri que sou filha de xangô então quero estudar sobre esse guia como cuidar dele pra ele ser mas um iluminado na espiritualidade Gratidão se vc consegui me ajudar

    Curtido por 1 pessoa

  20. Bacana, porém pra mim cambono não é médium. Alguns são. é claro, mas se só camboneia não é médium.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Desculpe mas vc está imensamente enganada, existem vários dons e tipos de médiuns, procure se aprofundar mais a respeito.

      Curtir

  21. eduardo disse:

    SOU MEDIUM MAIS NAO INCORPORO COMPLETAMENTE SOMENTE METADE DO CORPO SEI AONDE E QUAL ENTIDADE VAI BAIXAR EM CADA UM E SE EU PENSAR QUE NAO VAI BAIXA NESSE MEDIUM E EM NINGUEM NEM NO PAI DA Casa ganhei um patua mais só me deixava mais fraco toda vez que tirava sentia que saio 100kg de peso do meu corpo tenho dejaviu e muitas vezes sei oque vao falar ou fazer muitas vezes escuto pensamentos alheios e hoje vi omulu e sei que me fizeram um trabalho usando esse orixa

    Curtir

  22. Renata disse:

    Adorei o texto Cristina, muito obrigada!
    Eu estava buscando no Google porque um medium pode cair na gira e parei aqui.
    Ontem foi minha terceira gira e segunda acoplação, caí 3 tombos com a Iansã. A sensação é que não bastava girar, tinha que ser muito rápido e no medo de cair eu caia hehe E o engraçado pra mim, leiga, é que eu caia e continuava acoplada, as mediuns pediam pra eu respirar fundo, levantar e continuar.. super me apoiaram, mas machuquei o pulso, pé, joelhos… foi tipo videocassetada hehe

    Curtir

    1. Irmã te recomendo, a leitura para completar esse O Terror chamado Consciência, e Incorporação não é Competição, acho que irá te auxiliar ainda mais.

      Curtir

  23. AVANDE DA ROCHA MEDRADO disse:

    Bom Adoção

    Curtido por 1 pessoa

  24. AVANDE DA ROCHA MEDRADO disse:

    E o que eu estava buscando… muito obrigada

    Curtido por 1 pessoa

  25. Léia disse:

    Muito obrigado, foi bem esclarecedor e confortante ler isso. Agora compreendo o porquê sinto ouvir no terreiro. Não me sinto mais tão desconfortável. Obrigado!!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Que bom irmã fico feliz em poder ajudar. Gratidão.

      Curtir

  26. Cristina disse:

    Agradeço Cristina por texto tão esclarecedor. Estou há 2 meses na Umbanda e não conhecia nada a respeito, mas sempre me vinha a comparação de quem incorporava mais rápido das pessoas que entraram comigo e depois de mim e me sentia mal, pq eu nem chegava perto do que elas já manifestavam. Seu texto me ajudou bastante.

    Curtido por 1 pessoa

  27. Meu José Marcelo tenho 53 ano não acreditava na umbanda um dia minha esposa mim levou em um terreiro começou a cantar para os cabloco aí já mim deu um arrepio quando puxarao um ponto do cabloco cobra coral não lembrei de mais nada quando dei por estava no meio da gira aí fiquei com vergonha passei um tempos sem ir lá quando voltei foi a mesma coisa quando dei por mim estava na gira queria tira um duvida tem hora que eu não lembro de nada mais no mesmo estante eu lembro e também não abro os olhos isso é normal
    Obrigado agradeço se mim responder

    Curtir

    1. Bom dia 🌹. Olha a questão de você não abrir os olhos pode ser insegurança. Lembre-se que nossos guias quando incorporados precisam dos nossos sentidos.
      Dá uma lida nessa matéria do blog:
      https://orixaessenciadivina.wordpress.com/2015/09/12/o-terror-chamado-consciencia/

      Gratidão 🙏 por prestigiar nosso blog. Axé 🙏🙌.

      Curtir

Deixe um comentário