Testes para se provar a veracidade e presença de um guia.

Testes para se provar a veracidade e presença de uma entidamao-d-fogode ou guia incorporado em seu médium. Não estaremos aqui questionando outros seguimentos religiosos, mas sim nos apegando no que diz respeito a Umbanda.

Infelizmente isso ainda acontece, vou ser sincera estou na Umbanda desde os meus 7 anos de idade e já vi cada uma que até Deus dúvida com essa coisa de teste, que para mim não prova nada com nada, já vi colocarem pólvora nas mãos, fazerem chuva de ouro como falam por ai que é jogar carvão em brasa e fazer a entidade sambar em cima, já vi entidade espetando punhal na mão, espetando agulha no corpo, caboclo colocando a mão em saco de cobra venenosa, quebrando taça nos dentes eteceteras. E fico pensando prova-se o que com isso? pessoal vamos e convenhamos que alguns artistas circenses fazem essas coisas de olhos fechados, o povo da índia então devem viver 24 horas incorporados, até o nosso “ilustre” Padre Quevedo já se espetou e fez alguns desses testes, fora que muitas pessoas em estado hipnótico fazem coisas desse tipo.

E eu fico pensando como fica a cabeça de um médium que está começando, as expectativas e frustrações, o terror que isso não deve provocar na mente, e isso é saudável para a doutrina e encaminhamento dessa trajetória espiritual e mediúnica que só está começando?

Eu creio e tenho certeza que isso não é nada saudável, fora que as consequências de um ato mal pensado pode trazer sérias complicações para um terreiro, se acidentes podem acontecer, como por ex. uma filha de santo relar sua barra de saia numa vela e pegar fogo, imaginem em testes onde o corpo do médium está literalmente exposto. Pensemos.

Certa vez, vi uma entidade trabalhando com fogo, era usual desse guia trabalhar dessa forma, só que um dia, ele colocou fogo numa consulente, então vejam bem, acidentes acontecem, e não é porque o guia está ou não está, prudência ao lidar com certos elementos é no mínimo se ter responsabilidade e prudência.

E querem saber qual teste é o mais porreta para mim pelo menos eu diria, é chegar uma mãe com uma criança desenganada pelos médicos desesperada e um cosminho passar a mão no creme do bolo e colocar na boquinha dela e passar uns dias a criança chegar curada como que por um milagre. É ver uma pessoa com uma ferida imensa na perna, quase que para perdê-la e vir um caboclo de oxossi fazer um benzimento, receitar umas ervas e você ver que passa os dias a ferida vai secando e se cura, esses para mim são os milagres que vemos nas mãos dos guias de Umbanda.

Agora esses outros testes para mim pelo menos, deixa a casa com um ar circense, ou no mínimo de provocar impacto, sensacionalismo, dispensáveis ao meu ver, as pessoas não pensam no que fazem em suas consequências, fora que se alguém se machucar grave, e fazer um B.O na delegacia é cadeia na certa e casa fechada na hora, uma casa séria e idônea não é para machucar ninguém e nem expor ninguém a riscos de integridade física.

O que se precisa deixar claro que alguns guias e entidades são sim exímios por exemplo manipuladores do elemento fogo, e fazem isso com naturalidade, e não para provarem algo a quem quer que seja, é um contra senso imaginar que um espírito de luz viria num médium para lhe causar danos ou machucar.

Amados médiuns, sabem qual é o maior teste que um médium pode ter na sua vida, O TESTE DA FÉ, é graças a sua fé que o guia consegue um acoplamento espiritual adequado, é graças a sua fé, que um guia usa a sua energia junto com a dele, que ele consegue efetuar suas curas e praticar a sua caridade. A Fé muitos dirão, eu tenho FÉ, mas a Fé vai além de meras palavras, se ter FÉ é crer no que não se pode tocar, ver, ou provar, desde o momento que o médium precisa se sujeitar a praticar um teste físico no mínimo sua fé está sendo questionada. Quando o médium acredita e tem fé no seu guia ele não teme testes dados por homens. Já vi guias se prestarem a fazerem testes, e depois chamar a atenção do dirigente, quanto a credibilidade do seu ensinamento, um dirigente que crê no que ele ensinou, não precisa colocar seus médiuns em testes, ele se esquece que sujeitando seus filhos a testes, se supostamente na sua visão eles não passarem ou digamos falharem, ele também está se dando um diploma de incapacidade, ele é o pai, o dirigente o zelador de seus filhos, se os filhos falharem ele falha junto, isso se tratando de testes físicos, porque um sábio dirigente tem métodos muito mais eficientes para saberem se seus filhos estão ou não incorporados com seus guias.

Muitos dirão é inadmissível hoje em dia colocarem ou darem testes para médiuns, sendo que muitos desses são conscientes, é inadmissível mesmo mas não por causa da consciência, já vi médiuns conscientes, mas perfeitamente incorporados fazerem coisas que supostos médiuns inconscientes passaram longe de realizar.

Certa vez, vi um dirigente dizendo que faz seus filhos de santo incorporarem pega uma pedra, apoia a mão do guia incorporado e bate com um pedaço de pau em cima, se o médium gritar ele não está incorporado, sei também de um caso de uma mãe pequena que queimava com charutos e beliscava os médiuns, agora quebrar os dedos dos médiuns é prova de se estar incorporado? a me faça um favor, em que mundo estamos vivendo? esse médium deveria denunciar essa casa nas autoridades competentes. Quando eu soube dessa mãe pequena na época, eu ainda disse adoraria que ela viesse fazer isso com um guia meu, que ela ia ver o que é um caboclo em terra, ia tomar um sopapo no meio da cara para aprender a respeitar um guia. Respeito é bom e eu gosto…

O mais triste, é ver o povo vibrando com esses tipos de espetáculo, não precisa ser muito inteligente para se saber que ali guias idôneos não compactuam com tais demonstrações.

Alguns dirão, mas o médium não pode denunciar a casa ele estava ali consentindo tais atos, ninguém obrigou a isso, mas perante as autoridades existe um adendo que é a pressão psicológica, um médium as vezes se presta a tais papéis para que não fique desacreditado na casa, se enquadra também em coação moral e psicológica, danos físicos a outrem.

Médiuns não se sujeitem a isso, para provar algo a quem quer que seja, honestamente isso só prova a sua ignorância quanto aos caminhos que diz respeito a mediunidade e espiritualidade.

Espero que esses esclarecimentos façam e abram os olhos desses nossos filhos que pelos caminhos se vão.

Cristina Alves

Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira

20 comentários Adicione o seu

  1. Osvaldo disse:

    Estes esclarecimentos são recorrentes. Muito bom.

    Curtir

  2. Osvaldo disse:

    Uma entidade não consegue fazer nada, se voce médium não tiver fé e estar preparado para esta entidade, e se tambem o consulente não tiver fé no que está pretendendo. A entidade trabalha com a fé do médium e do consulente. Sem a fé verdadeira, não se consegue nada.

    Curtir

  3. Silvia brilhantino disse:

    O que devo fazer?

    Curtir

    1. Silvia é só não se prestar a isso seus guias não precisam provar nada a ninguém.

      Curtir

  4. Antony AAntony ntony disse:

    Eu participei do espiritismo como medium de psicofonia..mas por afinidade procurei a umbanda um dia no desenvolvimento fiquei. Em transe com um caboclo chamado jose tupinamba .era esse o nome que ele me intuia de repente a dirigente perguntou o nome da entidade ele respondeu .entao como teste perguntou linha e falagem.como linha ele dizia que vinha na irradiacao de oxossi mas a falange .eu nao escutava e como medium iniciante fiquei constrangido pois ela insistia podei a entidade nao falei mais nada e me senti muito mal.e muito pressionado8

    Curtir

    1. Antony em alguns processos deve-se trabalhar a confiança do médium e não adianta forçar a barra, tem que ser algo natural, até mesmo para que o médium como vc não se sinta pressionado, isso só atrapalha no processo. Esses tipos de atitudes desmoronam a confiança e firmeza do médium.

      Curtir

  5. Cristina Fernandes disse:

    Tenho medo de que um dia façam isso comigo, pois sou um médio consciente, me perguntam várias coisas durante o transe, tipo: Quer beber algo, que fumar, qual seu nome, que deixar algum recado, mais não respondo, nunca consegui falar durante o transe. Porque será? É falta de algum preparo?
    Gostaria muito de falar, passar o recado do guia, mais não consigo. Faço aqui a pergunta, vcs tem como me orientar para que eu consiga.

    Curtir

    1. Olá Cristina entendo sua preocupação, no blog há várias matérias de ensino quanto as suas duvidas explore o blog e qualquer coisa pode perguntar. Obrigada por sua participação. Seja bem vinda.

      Curtir

      1. Henrique Alves disse:

        OLA CRISTINATORMENA
        VEJO QUE VC ENTENDE MUITO GOSTARIA DETIRAR ALGUMAS DUVIDAS
        COM VC

        Curtir

      2. Pode tirar suas dúvidas aqui. Faça uma pesquisa nos temas do blog e direcione suas dúvidas conforme o tema. Fique a vontade.

        Curtir

  6. joao luiz lima linhares disse:

    sou mediu e zelador desde os 7anos também minha irma pois isto que vc falou e a pura verdade

    Curtir

  7. rosajesuita disse:

    Discordo do seu ponto de vista, mas respeito, ainda existem várias pessoas se passando por incorporados, apenas para aparecer, aí que entra em cena os testes e provas, para simplesmente acabar com as mistificações dá Umbanda, que hoje em dia está virando omum on tanto Ekê e marmoteiro

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olha Rosa eu sei bem do que você está falando só que testes físicos não provam nada há formas e formas de verificar a autenticidade de um guia, sem precisa provocar nenhum risco e dano aos médiuns. Obrigada por participar. axé.

      Curtir

  8. Acho certo os teste e provas pois passei por isso e hoje em dia tem muita gente que finge zomba de nossas religião então sou a favor dos teste e testo meus filhos até o fim

    Curtir

    1. Cada dirigente tem sua opinião e respeito, mas se por acaso algo der errado e a casa for denunciada, ele também saberá que terá que arcar com as consequências. Só um alerta, se um médium se machucar gravemente e ir numa delegacia e fazer um corpo de delito, ele pode processar o terreiro e a casa correrá o risco de ser fechada. Acho importante deixar o alerta.

      Curtir

  9. Karen Ribas disse:

    Concordo com você !!
    Acredito que o maior teste de um guia esperitual seja ele Orixá, Caboclo ou Exú, e sempre manter seu filho bem.
    Sempre lhe dando condiçôes de trabalho , vida pessoal e até mesmo a convivência em terreiro boas.
    Isso é uma prova , já vi muitos passarem por provas enclusive comerem carnes podres ovos crus e outras coisas puores e serem aplaudidos passarem com honra e mérito , mas porém , seus filhos não terem estábilidade nenhuma na vida.
    Por digo e repito concordo com você plenamente!!!
    Existem outras formas de ser provar se é ou não é uma entidade presente.

    Curtido por 1 pessoa

  10. Luciana disse:

    As vezes penso que sou medium e gostaria de ter certeza e desenvolver.Porque sou sensitiva e penso ter um dom.Será que tenho alguém da minha família ?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Difícil te responder assim, só o dia a dia no terreiro vai te responder essa pergunta.

      Curtir

  11. Jenilson disse:

    Ha mais tempo tivesse lido esse texto rico e esclarecedor. Sou apaixonado pela umbanda . Ê sempre tive essa preocupação. Frequentei uma casa ( a qual não me cabe julgar) onde o zelador se diz incorporado e fica colocando o punhal de seu Zé no peito de filhos e consulentes a ponto de machucar. Isso me deixou nervoso por muitas vezes até porque trabalho na saúde e sei das consequências dessa atitude. Obrigado pelo texto.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Bom Dia, uma casa dessas deve ser denunciada as autoridades competentes e a uma federação, esses tipos de condutas só denigre a imagem da Umbanda. Lamentável saber que há pessoas ainda que fazem esse tipo de conduta arcaica.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário